«O Quinto Beatle» («The Fifth Beatle» no original), filme sobre o famoso manager dos Beatles, começará a ser rodado no próximo ano, noticiou o site Deadline.

A cinebiografia de Brian Epstein será o primeiro filme sobre os Beatles a ter autorização para usar as canções escritas por Paul McCartney e John Lennon.

Peyton Reed («Sim!», «Separados de Fresco») será o realizador da adaptação cinematográfica da banda desenhada homónima que será lançada por Vivek J. Tiwary, produtor responsável pelo musical da Broadway «American Idiot» (Green Day).

«A partir do momento em que li a banda desenhada do Vivek, soube que eu tinha de ser a pessoa a trazer a história do Brian [Epstein] para o grande ecrã», disse Peyton Reed em comunicado, citado pelo Deadline.

«Sempre fui um fã dos Beatles, obviamente, mas foi a vida fascinante do Brian que me surpreendeu e que me atraiu para este projeto», acrescentou o realizador de «O Quinto Beatle».

Brian Epstein descobriu os Beatles em 1961 durante o primeiro concerto da banda, no Cavern Club, em Liverpool. O empresário tornou-se no novo manager dos Beatles até à sua morte, em 1967. Epstein tinha 32 anos e foi vítima de uma overdose de barbitúricos. Para trás ficou a fama de ter sido o «criador» da máquina pop chamada Beatles.