O festival "Tuga Fest", que deveria começar esta quarta-feira, prolongando-se até domingo, em S. Jacinto, no concelho de Aveiro, foi adiado sem nova data, informou a organização.

"O adiamento deve-se à falta de tempo útil para substituição de artistas que cancelaram a sua atuação no festival na passada sexta-feira", diz um comunicado da organização publicado na página do festival na rede social Facebook.


Os organizadores asseguram o reembolso dos bilhetes nos locais onde os mesmos foram adquiridos e dizem estar a envidar todos os esforços para, o mais brevemente possível, apresentar uma alternativa de programação e datas.

"Aos patrocinadores, expositores, público e artistas, apresentamos desde já as nossas desculpas pelo transtorno causado. Tudo faremos para não defraudar as expectativas que se criaram em torno do Tuga Fest", conclui a mesma nota.


Quatro dos cinco cabeças de cartaz da primeira edição do festival, que se intitula "o mais português de Portugal", cancelaram a sua atuação alegando incumprimento contratual.

José Cid e Ana Moura foram os últimos artistas a anunciar que não iriam atuar no festival.

Na passada sexta-feira, José Cid escreveu na sua página na rede social Facebook que o seu concerto, que estava agendado para o dia 20, não se ia realizar "devido ao facto do promotor do evento não ter até à data cumprido com nenhuma das condições contratuais".

No mesmo dia, a agência de Ana Moura informava que "por manifesto e reiterado incumprimento contratual" por parte do organizador, o concerto da fadista no "Tuga Fest", no dia 22, estava cancelado.

Antes destes artistas, também os Xutos & Pontapés e Tony Carreira, que iriam atuar nos dias 21 e 23, respetivamente, cancelaram os espetáculos pelos mesmos motivos.

O festival, cujo programa foi apresentado numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e do presidente da Turismo Centro Portugal, Pedro Machado, contava com um orçamento que ultrapassava os 300 mil euros, estimando a organização em 60 mil o número de pessoas visitantes.