A banda britânica Radiohead publicou este domingo a versão digital do novo álbum, "A Moon Shaped Pool", que aparece a pouco mais de um mês da edição em CD, anunciada para 17 de junho.

Além dos singles "Daydreaming" e "Burn the witch", divulgados na semana passada, as outras canções que compõem o disco são "Decks dark", "Desert island risk", "Full stop", "Glass eyes", "Identikit", "The numbers", "Present tense", "Tinker tailor soldier sailor rich man" e "True love waits".

Capa do novo álbum dos Radiohead, "A Moon Shaped Pool"

Na sexta-feira, com o anúncio da publicação do álbum - "domingo, 8 de maio, às 19:00" (hora de Lisboa) -, o grupo tinha divulgado o single "Daydreaming", que acompanhou com um vídeo do realizador norte-americano Paul Thomas Andersen, em que o vocalista do grupo, Thom Yorke, vagueia por espaços como uma casa vazia, um hospital ou o corredor de hotel, em clima de inquietação.

Este é o nono álbum dos Radiohead, o primeiro da banda britânica, desde 2011, está disponível nas plataformas iTunes, Apple Music e Tidal, e surge no final de uma semana em que o grupo utilizou a Internet, em particular as redes sociais, para libertar informações e conteúdos a conta-gotas do novo disco.

O novo álbum sai assim dois meses antes de os Radiohead atuarem em Portugal, a 8 de julho, no festival Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés, num dia para o qual já não há bilhetes à venda.

A nova digressão dos Radiohead tem início no próximo dia 20, em Amesterdão, na Holanda.

Os Radiohead, surgidos em final dos anos de 1980, são formados por Thom Yorke (voz), Ed O'Brien (guitarra), Jonny Greenwood (guitarra e piano), Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria).

Já editaram oito álbuns, entre os quais "Pablo Honey" (1993), "Ok Computer" (1997), "Kid A" (2000) e "The king of limbs" (2007), que venderam cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

A cada novo álbum – pelo menos os mais recentes -, os Radiohead têm alterado o método de edição, aproveitando os diferentes canais de divulgação da Internet e do mercado digital da música.

Em 2007 lançaram o álbum “In rainbows” diretamente na Internet, convidando o público a pagar o que quisesse pelo descarregamento do disco.

Em 2011, o álbum “The king of limbs” também só esteve inicialmente acessível através de uma página criada pelo grupo e só meses depois é que chegou às lojas.

De acordo com a publicação Pitchfork, o novo álbum terá edição física a 17 de junho, pela XL Recordings. Até lá, o download do novo trabalho do grupo pode ser feito através do iTunes ou da página oficial da banda.