O músico António Zambujo atua no dia 23 de julho no Festival Cool Jazz, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, arredores de Lisboa, anunciou hoje a organização.

António Zambujo é o primeiro artista nacional anunciado, juntando-se a Caetano Veloso e Gilberto Gil, que cantam juntos no dia 31 de julho, Chick Corea & Herbie Hancock, que atuam no dia 19 julho, Mark Knopfler, no dia 28 de julho, Melody Gardot, dia 29 de julho, e Lionel Richie, que canta no dia 30 de julho.

O músico brasileiro Pierre Aderne, por seu turno, garantirá a primeira parte do concerto de Melody Gardot, nos Jardins do Marquês de Pombal, foi também anunciado.

Pierre Aderne é apresentado como «artista multicultural» que vai interpretar temas do mais recente álbum, «Caboclo», que foi gravado entre Nova Iorque, Rio de Janeiro, Paris e Lisboa.

António Zambujo, que atua nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, irá apresentar temas do seu mais recente álbum, «Rua da Emenda», e revisita os discos anteriores.

Esta é a segunda vez que o cantor, distinguido em 2006 com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Fadista, atua no EDP Cool Jazz.

O criador de «Lambreta» estreou-se neste certame em 2009 e, desde então, «tem vindo a firmar-se tanto a nível nacional como internacional, sendo um dos mais importantes artistas portugueses da atualidade», segundo a mesma fonte.

A organização sublinha que o cantor, natural de Beja, protagoniza «uma melodia muito própria».

Desde 1994, o festival conta «mais de 120 concertos, tendo juntado mais 275.000 pessoas», segundo a mesma fonte.