Minor Victories, o supergrupo de Stuart Braithwaite (Mogwai), Rachel Goswell (Slowdive), Justin Lockey (Editors) e James Lockey (Hand Held Cine Club) e os portugueses Capitão Fausto são as mais recentes confirmações para a 24ª edição do festival Vodafone Paredes de Coura.

A superbanda que se tornou pública em 2015 irá passar em estreia absoluta pela encosta do Taboão. Justin Lockey, atual guitarrista dos Editors, chegou de uma digressão com vontade de criar algo novo e diferente daquilo a que estava habituado. A sua visão para um EP de “noise” extremo, que contasse com uma voz delicada e feminina, levou-o a Rachel Goswell, a vocalista dos Slowdive que, sem nunca o conhecer, começou a colaborar, à distância, em faixas para o projeto. Quando a ideia de que outro guitarrista seria bom em algumas faixas, Rachel mencionou Stuart Braithwaite, dos Mogwai, com quem Lockey acabou por gravar, em Glasgow. Com as gravações a progredir, as colaborações estenderam-se também a Mark Kozelek e James Graham. E assim se formaram os Minor Victories.

O single de estreia, “A Hundred Ropes”, chegou no início de 2016. O álbum de estreia homónimo tem lançamento marcado para 3 de Junho e, em Agosto, faz-se ouvir no Vodafone Paredes de Coura.

Também à Praia Fluvial do Taboão chegam os Capitão Fausto com o seu rock psicadélico. Formado por Tomás Wallenstein (voz e guitarra), Domingos Coimbra (baixo), Manuel Palha (guitarra), Francisco Ferreira (teclados) e Salvador Seabra (bateria), o quinteto apareceu como lufada de ar fresco no panorama musical português e não parou desde então.

"Gazela", o primeiro álbum, foi lançado em novembro de 2011 e o segundo trabalho, Pesar o Sol, em 2014. Dos laivos psicadélicos a instrumentos de sopro, metais e cordas, é o próprio Wallenstein que assume um novo ciclo. O terceiro álbum, Capitão Fausto Têm os Dias Contados, chegou este ano para se assumir quase indiscutivelmente como o melhor trabalho da banda.

De 17 a 20 de Agosto, Minor Victories e Capitão Fausto juntam-se a LCD Soundsystem, Chvrches, The Tallest Man On Earth, Unknown Mortal Orchestra, Sleaford Mods, Sharon Jones & The Dap-Kings, The Bohicas, Portugal.The Man, Ryley Walker, Cage The Elephant, Thee Oh Sees, Suuns, Kevin Morby, Cigarettes After Sex, Lust For Youth, Orelha Negra, King Gizzard & The Lizard Wizard, Joana Serrat e Filho da Mãe & Ricardo Martins.