Cerca de 20 por cento dos alemães desenvolverão uma alegria aos pólenes no decurso das suas vidas – estes são dados da associação alemã que representa as pessoas que sofrem de alergias e asma.

A Volkswagen desenvolveu um sistema de climatização automático que previne a entrada de poluentes nos carros dos esporos fúngicos, pólenes ou partículas presentes em ambientes arborizados ou relvados nas estações do verão e do outono.

Segundo a Volkswagen, no que aos seus carros respeita, com o novo «Air Care Climatronic» pode dizer «Adeus febre dos fenos!».

O sistema de purificação do ambiente utiliza um sensor de qualidade do ar com um filtro biogénico ativo, que a marca apresenta como mais eficiente do que os filtros convencionais prevenindo a entrada no carro dos esporos fúngicos e alergénicos.

Acionado o «Air Care Climatronic» no menu do ar condicionado, o ar fresco e o proporcional de ar já existe no habitáculo são misturados e limpos para a qua qualidade da atmosfera se mantenha estável.

Adicionalmente, um sensor de qualidade do ar regista níveis excessivos de certos poluentes no ambiente exterior e muda para um modo de recirculação se for necessário impedir que os gases do escape ou dos cheiros dos líquidos do limpa para-brisas.

O ar condicionado tem três níveis de controlo: suave, medio e forte – sendo o primeiro o mais aconselhado para quem viaja com crianças. A climatização do habitáculo será também feita através de sensores de sol e de humidade que evitam o embaciamento dos vidros.

O «Air Care Climatronic» e3sta disponível no novo Polo e em todos os modelos Golf nas duas zonas de ar condicionado dos passageiros da frente. No Touran, Tiguan, Passat e Arteon estar+ disponível em três zonas do habitáculo com controlos individuais para a zona traseira.