São mais de 400 mil encomendas para o Model 3, tantas que a Tesla precisa de otimizar ao máximo a produção. Por isso, Elon Musk já anunciou: de início, só existirão duas cores e dois tamanhos de jantes.

O objetivo é fazer chegar, tão breve quanto possível, a maior quantidade possível de Model 3 aos seus clientes, simplificando desta forma o processo de fabrico.

Recorde-se que os 400 mil interessados que fizeram a pré-reserva do modelo pagaram um depósito (reembolsável) de 1.000 euros no caso da Europa (1.000 dólares nos Estados Unidos).

Outra vantagem do modelo é que só contará com um motor elétrico, uma versão, e tração apenas a um dos eixos. A versão de tração integral deverá chegar nos primeiros meses de 2018, altura em que deverão estar disponíveis outras opções, não só de cores e jantes, como de outros elementos.

O Model 3, de resto, tem apresentação oficial prevista para julho, mas as primeiras unidades terão como destino os investidores e quadros da marca, que serão uma espécie de “cobaias” na deteção de eventuais problemas e erros de fabrico, a corrigir antes das entregas a clientes, que arrancam apenas no outono.