O muito esperado TVR está revelado. No ano em que celebra 70 anos, a marca britânica apresentou a nova geração de um ícone: o Griffith.

Este é o primeiro TVR a ver a luz do dia depois de a fabricante ter voltado a mãos britânicas. O design a cargo de Gordon Murray e as prestações de superdesportivo marcam o seu regresso imbuído do carácter «Espirito de Condução».

Com a fibra de carbono como material dominante no desing de Gordon Murray –conhecido na Fórmula 1 e responsável pelo McLaren F1 –, o TVR Griffith pesa 1.250 kg oferecendo uma distribuição de peso de 50:50 entre eixos naquele que é o «segundo carro de produção de motor à frente com um fundo plano».

O superdesportivo possui um motor 5.0 litros V8 naturalmente aspirado melhorado pela Cosworth para debitar 500 cv de potência. A caixa manual é de seis velocidades. Acelerando dos 0 aos 10 km/h em 4 segundos, a velocidade máxima chega aos 320 km/h.

O TVR Griffith apresentou-se nesta sexta-feira no festival Goodwood Revival em «Launch Edition» («edição de lançamento») limitada a 500 unidades com acabamentos especiais no interior e no exterior. O preço base será de 98 mil euros. A produção começa no final de 2018.