A Ferrari tem mais um Aperta, sinónimo de “aberto”. Trata-se do LaFerrari Aperta, a versão descapotável do superdesportivo híbrido, do qual foram produzidas apenas 499 unidades.

A Ferrari promete divulgar todos os detalhes no Salão de Paris, em outubro, mas adianta já que a produção, limitada, está totalmente esgotada. Todas as unidades foram vendidas a clientes selecionados que viram o modelo antecipadamente. Fala-se em 3,5 milhões de euros (não oficial), cada.

Sabe-se, contudo, que a mecânica é a mesma da versão fechada, ou seja, a combinação de um motor V12 6.3 naturalmente aspirado a funcionar em conjunto com um bloco elétrico (com 163 cv). A potência combinada chega aos 963cv, uma potência específica de 128 cv/litro.

O modelo com chassis em carbono, que será apresentado no Salão de Paris, em França, em outubro, conta com várias alterações na carroçaria, por exemplo, arcos de proteção, de modo a manter a rigidez da torção da versão fechada, e aerodinâmica, de modo a assegurar a mesma resistência.

O aumento no peso, de 1260 kg no LaFerrari, deverá custar alguns décimos de segundo na aceleração dos 0 aos 100 km/h, que deverá rondar os 3 segundos, e velocidade máxima de 350 km/h.

As primeiras entregas estão previstas para 2017.