Um, dois, três...quatro turbos. O 750d xDrive, o primeiro BMW a receber o muito aguardado motor seis cilindros em linha 3.0 turbodiesel com quatro turbos, já está disponível em Portugal. Os preços arrancam nos 143.085 euros, cerca de 20 mil euros mais que o 740d, de 320cv.

Disponível também na variante de carroçaria Longa, o novo motor debita qualquer coisa como 400cv e um binário máximo de 760 Nm, sendo que 450 Nm desse valor está disponível numa faixa de regime tão baixa quanto as 1000 rpm.

Apelidado internamente de “V8 Fighter", este motor utiliza dois conjuntos de turbos, com dois de baixa pressão e dois de alta pressão, sendo que os dois de baixa pressão e um dos de alta pressão estão constantemente em funcionamento.

O derradeiro turbo – de alta pressão – apenas entra em ação quando requerido em acelerações bruscas ou arranque parado, em redor das 2500 rpm.

Surge associado ao sistema de tração integral xDrive e a uma caixa de oito velocidades de série, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4,6 segundos.

A BMW adianta ainda que o novo motor permite uma maior eficiência, com um consumo médio anunciado entre os 5,7 l/100 km e os 5,9 l/100 km (750Ld xDrive).

Posteriormente, este motor estará disponível também nas versões M Performance M550d xDrive, assim como nos X5 M50d, X6 M60d e futuro X7.