Para responder a esta pergunta terá de estar em Londres. Mas que ela está a ser feita, está.

Esta é a nova campanha publicitária do novo Renault Mégane. E quem passa em Holland Park, na capital inglesa, não tem como fugir a esta questão.

Uma rotunda, um semáforo e três painéis. Foi esta a fórmula base do construtor francês. Depois, muita tecnologia.

Ao passar numa rotunda de Holland Park, os condutores são interpelados, sem engano, no primeiro ecrã – que os identifica pelo carro que estão a conduzir: «Olá, você aí no compacto prateado» é o exemplo que já vai ver abaixo.

Depois de chamada a atenção, o segundo ecrã diz ao que vem: «Estou a ver algo cheio de estilo começado por Mmmm…»

No terceiro painel lá está a revelação: uma fotografia do novo Mégane.

Equipados com câmaras para monitorizar o tráfego que reconhecem a marca, o modelo e a cor dos carros, os ecrãs dirigem-se ao condutor que fica estrategicamente parado à sua frente.

Sim, parado. Porque a segurança não foi descurada. A campanha é feita numa rotunda que tem semáforos. E a atenção do condutor alvo só é chamada quando este pára ao sinal vermelho. É então que o sistema seleciona o alvo, reúne a informação e faz a pergunta. Tão simples quanto inédito.