Fica a meio caminho entre um radar fixo e móvel, e está integrado naquilo que aparenta ser uma autocaravana. Falamos da mais recente invenção da Vitronic para “combater” os aceleras. Tem WiFi, é à prova de bala e está em fase de testes nas estradas da Alemanha.

Autónomo e fiável como um radar fixo, móvel e inesperado como os tradicionais tripés, este é o “Enforcement Trailer”, também conhecido por "ALICE", a nova arma contra os infratores dos limites de velocidade.

Este “reboque” dispensa a presença de qualquer agente e pode ser transportado para qualquer local, onde poderá manter-se por dias ou semanas. Pode ser controlado remotamente, visto que conta com ligação à internet. Além disso, a informação é encriptada para evitar o ataque de hackers.

E se alguém o tentar rebocar? É impossível, segundo a empresa alemã. Primeiro porque o gancho de reboque está escondido, mas também porque tem localização por GPS e as rodas estão escondidas dentro do chassis.

O reboque, de resto, é blindado, ou seja, à prova de bala para evitar vandalismo e, no interior, além do radar e da câmara conta ainda com uma bateria de alta capacidade que lhe permite funcionar ininterruptamente por até cinco dias, até uma patrulha substituir a fonte de energia. 

Veja como funciona: