Está revelado o novo Bentley Continental GT, o Grand Tourer que «combina performance com o luxo trabalhado à mão».

A sua apresentação oficial será no Salão de Frankfurt, no próximo mês. A marca britânica faz hoje a antestreia daquele a que chama o «melhor Grand Tourer jamais produzido». É «o pináculo dos nossos êxitos no design e na engenharia», nas palavras de Wolfgang Dürheimer. E para o presidente da Bentley Motors é também o carro que «marca o passo seguinte» no caminho da marca.

Conheça melhor a terceira geração do Continental GT que chega com uma forma «mais escultural e mais afilada» – com inspiração no concept EXP 10 Speed 6.

Começamos pela potência. O motor biturbo W12 TSI da Bentley é «melhorado» e «acasalado» pela primeira vez com uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades. Com uma potência de 635 cv e 900 Nm de binário, o novo Continental GT acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos.

A velocidade máxima de 333 km/h hora é atingida com a sexta velocidade – a sétima e a oitava são para rodar em velocidade de «cruzeiro».

O sistema «all-wheel-drive» do novo Continental GT substitui a tradicional distribuição de potência 40-60 entre eixo dianteiro e traseiro. O motor está agora mais recuado para melhorar a distribuição de um peso que também diminui em cerca de 80 kg. Também novo é o Bentley Dynamic Ride, um sistema de 48-volts para controlo e ajuste eletrónico da barra anti-rolamento melhorando a condução e o conforto tornando o carro mais leve e preciso.

Já que se falou no conforto, passe-se ao habitáculo luxuoso forrado a pele e com pormenores em madeira, que não são tão modestos, porém – cada Continental GT usou 10 m2 de madeira. No painel de instrumentos totalmente digital sobressai o Bentley Rotating Display entre as novidades. Com três posições, varia entre a superfície lisa, manómetros analógicos e, quando o carro é posto a trabalhar, mostra o ecrã touch-screen retina-quality de 12,3 polegadas.

Como exemplo da variedade do conforto, as posições de ajuste dos bancos são 20. Os sistemas de som à disposição são três – o de série traz 10 colunas com 650 Watts. As cores de uma carroçaria toda em alumínio são 17. As jantes de série são de 21 polegadas – com opção para as de 22.

O novo Bentley Continental GT aumentou no perfil e diminuiu na altura, em parte devido ao posicionamento do eixo dianteiro 135 mm mais à frente. A traseira «é um ponto de partida radical» para um novo visual da marca com a alteração do design dos faróis para a forma de elipse refletindo a forma dos escapes – tendo estes um sistema de perfuração que ajuda à estética, mas também à redução de temperatura.