É um dos muitos projetos de Elon Musk, o CEO e fundador da Tesla: túneis subterrâneos, transformados em lançadores que transportam os automóveis a mais de 200 km/h.

O objetivo é óbvio: contornar o caos no trânsito das grandes cidades. A ideia, que parece saída de um qualquer filme de ficção científica, começa agora a ganhar forma, com o arranque dos testes dos elevadores.

No Instagram, Musk divulgou um vídeo onde se pode ver um Tesla Model S a entrar no elevador que se encarrega de fazer com que os automóveis desçam desde a superfície até ao túnel de transporte.

O sistema, que está a ser desenvolvido pela “The Boring Company”, a empresa criada para o efeito, utiliza plataformas, tipo trenó, que transportam os carros a mais de 200 km/h, trocando automaticamente de um túnel para o outro, tal como o sistema de metro. Os carros entram na rede subterrânea através de elevadores, como se pode ver no vídeo abaixo.

 

 

Testing The Boring Company car elevator

Uma publicação partilhada por Elon Musk (@elonmusk) a

O projeto inclui a instalação de inúmeros elevadores (ou ascensores) em diversos pontos da cidade e periferia, evitando o congestionamento nas vias tradicionais, nomeadamente de acesso e saída das cidades.

Para já ainda não há data prevista para o arranque dos testes dos túneis subterrâneos, mas várias cidades norteamericanas já demonstraram interesse nesta nova forma de transporte.