O nome diz tudo ou quase tudo: o Concept A Sedan mostra não só como serão as formas dos próximo Classe A, antecipando ainda a estreia de um Classe A de quatro portas.

Esta variante, que projeta uma nova berlina de acesso, para rivalizar com o Audi A3 Limousine e os futuros BMW Série 1 Sedan e Volvo S40, tem 4570 mm de comprimento (116 mm mais pequeno que um Classe C), e deixa ver que a próxima geração Classe A será mais ousada, mas elegante.

O estilo agressivo é conferido por detalhes como a inclusão da grelha “Panamericana”, estreada no AMG GT, as óticas mais rasgadas, uma silhueta mais aerodinâmica e uma traseira que lembra o CLA, embora com reminiscências do atual Classe C.

Não foram divulgadas imagens do interior, mas é de esperar o desaparecimento de vários botões e comandos, substituídos por ecrãs tateis e comandados por voz, enquanto a mecânica não deverá sofrer grandes alterações.

As mais sonantes deverão passar pela troca do motor Diesel de 2,1 litros por um 2 litros de 163 e 190cv já utilizado no Classe E e a estreia de versões híbrida e híbrida plug-in (de ligar à tomada).

A gama Classe A e Classe B será composta por nada menos que oito modelos, incluindo o CLA, o CLA Shooting Brake, o SUV GLA, além do Classe A de quatro portas e um SUV do Classe B, o GLB. O primeiro a chegar será o Classe A, já em 2018.