A Mazda e a Toyota constituíram, formalmente, a “Mazda Toyota Manufacturing, U.S.A., Inc.” (MTMUS), a nova empresa conjunta em regime de joint-venture, apontando para 2021 o arranque da produção de veículos em Huntsville, no estado norte-americano do Alabama.

A nova fábrica terá uma capacidade de produção de 150 000 unidades de um novo modelo crossover que a Mazda irá comercializar no mercado norte-americano, bem como de 150 000 unidades do Toyota Corolla. Estima-se que as novas instalações venham a criar até 4000 postos de trabalho. O investimento da Toyota e da Mazda neste projeto ascende a 1600 milhões de dólares, assumido em partes iguais.

Em colaboração com o Estado do Alabama e a cidade de Huntsville, a MTMUS irá brevemente iniciar os trabalhos de preparação dos terrenos para edificação da nova fábrica. A construção propriamente dita está agendada para arrancar em 2019.

A aproximação das duas marcas japonesas não é recente. Os dois fabricantes uniram-se em 2015 com os respetivos investimentos de capital, bem como a colaboração tecnológica e industrial.