O campeão do mundo de trial por 12 vezes, Dougie Lampkin tornou-se no primeiro piloto a completar os 60 km do traçado do Tourist Trophy da Ilha de Man de “cavalinho”, em apenas uma roda.

Mas nem tudo correu como esperado. O desafio teve de ser adiado um dia devido aos fortes ventos, rajadas com 90 km/h, que se fizeram sentir na ilha britânica e que se estenderam até ao dia do evento.

Aos comandos de uma Vertigo Ice Hell 300 altamente modificada, Lampkin demorou 1h35m a completar o percurso superior a 60 km. No final, o britânico não escondeu a satisfação com o feito alcançado.

“Sinto um grande alívio, pois com o tempo que estava parecia que tudo se ia tornar num pesadelo. Estive perto de cair por 10 vezes. Os últimos metros foram incríveis”, contou. “Quando perdes o equilíbrio e a perna direita foge temos à nossa frente um grande problema. À velocidade em que estava a rodar não podia confiar no travão traseiro”, acrescentou.

O filho do primeiro campeão do Mundo de Trial, Martin Lampkin, revelou ainda que foram necessários “sete metes de preparação e planificação” para atingir o feito.

Veja como foi: