Está em fase de desenvolvimento um novo carro desportivo português. Chama-se Adamastor e está a ser desenvolvido pela Circleroad, empresa que atua na área da fabricação automóvel, e já está em fase de testes de estrada.

Até agora conhecido pelo nome de código P003 RL, o desportivo está a ser desenvolvido com recurso a capitais privados nacionais, sendo um modelo “concebido para a pista, mas apto e homologado para a circulação em estrada”, conforme revela a empresa em comunicado.

O nome escolhido remete para a mítica criatura, que nos “Descobrimentos” encarnava as forças da natureza para travar o progresso dos marinheiros lusos, como Luís de Camões descreveu na sua epopeia, Os Lusíadas.

O Adamastor, do qual foram divulgados apenas duas imagens teaser, já se encontra em fase de testes e a Circleroad garante que será um modelo altamente personalizável e produzido em estreita cooperação com o cliente, o que tornará assim cada modelo único. Além disso, o cliente pode ainda acompanhar a produção desde o primeiro dia.

“O Adamastor foi construído de raiz para despertar o piloto que há em nós, tendo resultado num automóvel puro e que proporciona uma experiência de condução ímpar”, referem os sócios-fundadores da empresa, Ricardo Quintas e Nuno Faria.

Por seu turno, Nataline Sousa, sócia da Circleroad, explica que “a adrenalina da condução desportiva faz parte do ADN da marca”.

De resto pouco se sabe. Apenas que terá um motor de combustão a gasolina, e que a produção do automóvel – cujo projeto surgiu em 2012 – será realizada em pequena série, tendo arranque previsto para este ano.