O carregamento sem fios é uma tecnologia bastante popular principalmente para telemóveis e outros gadgets, mas a BMW quer adaptá-la para os seus carros eléctricos, a começar no BMW 530e iPerformance.

Trata-se de uma base com uma bobina primária que pode ser instalada numa garagem ou noutro sítio mais apropriado. Instala-se uma segunda bobina no chassi que vai carregando o carro à medida que o campo magnético alterna entre as duas bobinas.

Em condições normais, a bateria do 530e pode ser carregada em três horas e meia através deste sistema de carregamento sem fios. É preciso apontar, no entanto, que este híbrido tem uma pequena bateria de apenas 9.2 kWh, bastante inferior às baterias usadas pelas alternativas atualmente no mercado. Ainda assim, estas três horas e meia representam metade do carregamento necessário por um sistema tradicional.

O BMW 530e iPerformance conta com um motor 2.0 litros turbo de 4 cilindros complementado por um motor elétrico que lhe dão uma potência máxima de 248 cv e 420 Nm de binário. Esta berlina alemã consegue uma aceleração de 6.2 segundos dos 0 aos 100 km/h e chega aos 209 km/h de velocidade máxima.