A General Motors patentou um airbag exterior para proteção dos peões em embates com as frentes dos carros.

“O airbaig de proteção para os peões pode tornar-se uma importante solução no futuro”, afirmou Tom Wilkerson, porta-voz para as questões de segurança da GM, segundo relata o «USA Today».

O facto de muitas mortes de peões em atropelamentos sucederem não pelo primeiro choque com o veículo para pelo segundo impacto com o carro num momento de queda motia especial atenção a este airbaig exterior.

Segundo noticiai o jornal norte-americano, a GM apresentou extensa documentação na entidade de registo de patentes dos EUA incluindo 90 esboços técnicos. O centro das atenções estará num airbag situado numa “zona do para-choques” junto ao capô e anterior às portas “para promover a proteção de um peão de bater na zona frontal da estrutura e um veículo”.

“É uma tecnologia promissora, mas ainda não temos planos específicos de produção”, acrescentou o também porta-voz da fabricante norte-americana, Patrick Morrissey.

A GM segue as pisadas de outros fabricantes como a Daimler (proprietária da Mercedes) e a Volkswagen ou a Volvo, que incorporou um airbag para peões no modelo V40.