É um dos poucos locais no planeta onde se pode conduzir sem qualquer limite de velocidade. Foi ali que a Porsche levou um 918 Spyder até aos 350 km/h, por exemplo. Mas esta “liberdade” pode ter os dias contados.

A Tanami Road é uma reta, com cerca de 300 km, na região de Alice Springs, na Austrália. Tem sido utilizada pelos construtores de automóveis para testar superdesportivos, mas agora, o governo local está a pensar impor 130 km/h como limite, o que tem vindo a ser contestado pelos (poucos) habitantes locais.

“O nosso objetivo é acabar com a ausência de limite de velocidade, de acordo com a opinião de médicos, enfermeiros e forças policiais, que consideram que não devem haver exceções aos limites de velocidade”, explicou Michael Gunner, o recém-eleito ministro dos territórios do norte.

Curiosamente, os limites foram abolidos em 2014 precisamente por causar acidentes devido à distração e cansaço gerado pelo maior tempo de viagem e menor concentração para manter uma velocidade fixa mais baixa.

Quem lamentou o regresso dos limites de velocidade foi a Porsche. “A velocidade não mata, maus condutores é que matam”, afirmou o diretor de relações públicas da Porsche, Paul Ellis.

Veja aqui o Porsche 918 Spyder a 350 km/h em Tanami Road.