Com linhas mais direitas, uma nova grelha «nariz de tigre», mais fina e mais larga, a quarta geração do Kia Rio tem chegada aprazada para o mercado europeu no primeiro quadrimestre de 2017.

As primeiras imagens (reais) foram agora reveladas pela marca sul-coreana a cerca de duas semanas da apresentação oficial no Salão de Paris.

Este segmento B estará disponível em oito cores e três tipos de jantes de alumínio de 15 a 17 polegadas. Na Europa, o modelo comercializado será o de 5 portas. Com mais 15mm de comprimento (4.065mm) que o seu antecessor e 5mm mais baixo (1.450), o Rio também aumenta o volume da bagageira para os 325 litros.

O interior também surge com linhas mais direitas, bancos disponíveis em tecido e pele sintética (aquecidos, assim como o volante) e um ecrã touchscreen de alta resolução.

O Cruise Control Automático, o limitador de velocidade e o estacionamento assistido com câmara de marcha atrás são algumas dos dispositivos que, na segurança, destacam um sistema de Travagem de Emergência Autónoma com reconhecimento de peões, além dos seis airbags.

Com motores a gasolina e a diesel, o novo Kia Rio começa a gama com um motor de 3 cilindros de 1.0 litros T-GDI a gasolina de 98 ou 118 cavalos – ambos são esperados ter emissões de CO2 abaixo dos 100g/km.

Os 1.2 e 1.4 litros MPI, com 82 e 90 cavalos, respetivamente têm emissões esperadas abaixo dos 120 g/km e o motor de 1.4 litros diesel com 69 ou 88 cavalos tem emissões abaixo dos 90 g/km recorrendo ao start e stop do motor.