A edição de 2017 do Rali de Portugal, que se vai disputar entre 19 e 21 de maio, vai ter mais quilómetros, o regresso dos troços de Luílhas e Montim, assim como uma superespecial em Braga.

No primeiro dia a prova mantém-se entre Guimarães e Lousada, com o rali a arrancar com a superespecial de Lousada, depois do shakedown em Baltar. O segundo dia abre com Viana do Castelo (antes Caminha), com extensão aumentada de 18,7 para 26,7 km, seguindo-se Ponte de Lima, Caminha, para terminar em Braga, com uma nova super-especial, que substitui o Porto Street Stage.

No terceiro dia, o rali segue para Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, no que é uma novidade tendo em conta o formato dos dois últimos anos da prova, com três super troços.

No último dia, disputam-se duas passagens por Fafe, e uma por Luílhas e Montim. As duas substituem a especial de Vieira do Minho.

Guimarães e Lousada repetem primeiro dia

Guimarães dará mais uma vez o tiro de partida, com o castelo como pano de fundo. Lousada volta a receber a Super Especial, representando a primeira oportunidade para os espectadores verem em competição os novos WRC 2017. Antes, durante a manhã, terá lugar em Baltar, Paredes, o Shakedown, numa extensão de 4,6 km, com as últimas centenas de metros a realizarem-se dentro das instalações do Kartódromo.

Minho reforça presença

Dia 19 de maio, o primeiro verdadeiro dia de competição, apresenta-se com uma etapa totalmente revista na qual apenas a designação das classificativas do Alto Minho permanece inalterada. Viana do Castelo passa a ser o primeiro troço da Etapa, surgindo numa nova versão, com a extensão aumentada de 18,7 km para 26,7 km, aproveitando o essencial da variante anterior e acrescentando três novos setores com uma extensão global de 10,9 km. O acesso ao novo início do troço é feito através da subida de Santa Luzia, enquanto o final estará instalado pouco antes da povoação de Afife.

A classificativa de Caminha, com uma extensão de 18,1 km, passa a ser disputada em sentido contrário àquele que foi utilizado nas duas últimas edições – com o início perto da povoação de Senande, junto ao acesso à capela de Santo Antão, e final imediatamente antes da ponte de Saim, nas proximidades de Orbacém.

Do mesmo modo, é invertido o sentido do troço de Ponte de Lima (27,5 km), passando a partida a fazer-se próximo da Montaria e o final à entrada da EN201, próximo de Ponte de Lima. Com a dupla passagem por estas três classificativas, a etapa de sexta-feira propõe 144,5 km de troços, o que representa mais cerca de 16 km em relação às edições anteriores.

A juntar a isto, Braga apresenta-se também como novidade. Disputada no centro histórico da cidade, a especial será composta por uma extensão aproximada de 1,9 km, disputados em dupla passagem num formato Street Stag», semelhante ao utilizado no Porto em 2016.

Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante

Vieira do Minho (22,4 km) passa a abrir a Etapa de sábado, dia 20, também ela profundamente remodelada: com início na Senhora da Fé e final em Agra, apresenta duas novidades, tendo sido redesenhado o percurso junto à primeira Zona Espetáculo, no alto da Senhora da Fé, e introduzido um salto imediatamente antes da Zona Espetáculo do Campo de Tiro.

Concluída a primeira classificativa do dia, a Etapa continua na Serra da Cabreira com a disputa de um novo troço, Cabeceiras de Basto (22,3 km). Esta nova classificativa alterna zonas muito rápidas com outras mais técnicas, com partida na zona da Veiga e, após uma zona inicial de 3,5 km que não integrava o Rali desde 2001, utilizará durante 7,5 km uma estrada que fez parte da especial de Vieira do Minho em 2015. A segunda metade do troço é totalmente inédita, terminando a classificativa perto da povoação de Busteliberne.

A Etapa termina com o tradicional troço de Amarante que, com os seus 37,5 km, continua a ser a classificativa mais longa do Rally. À elevada extensão da classificativa junta-se a variedade de pisos e de tipos de estrada utilizados, constituindo este troço, no seu conjunto, um dos maiores desafios da prova. As duas passagens pelas três classificativas desta Etapa representam 164,6 km competitivos, uma distância em linha com o verificado nas duas últimas edições.

Fafe encerra Rali

A Etapa de domingo, dia 21, apresenta-se também como novidade, surgindo como uma homenagem do Rali a Fafe. Além da já tradicional dupla passagem pela classificativa de Fafe/Lameirinha (11,2 km), a última das quais disputada sob o regime de Power Stage, são introduzidos dois troços que não integraram o itinerário das últimas edições: Luílhas, numa versão com 11,9 km de extensão, e Montim (8,7 km), sendo este último disputado em sentido contrário ao habitual, com início junto à povoação e final à entrada de Boucinha.

As quatro especiais da derradeira etapa – duas passagens por Fafe/Lameirinha e uma única por Luílhas e Montim – têm uma extensão total de quase 43 km, sendo o Power Stage antecedido por um reagrupamento no centro de Fafe.