A nova geração do Audi A5 não poderia obviamente dispensar a sua versão familiar de cinco portas e ela aqui está. Mantém a designação Sportback e chega a Portugal no arranque de 2017.

Com 4,73 metros de comprimento (mais 2,1cm que o antecessor e mais 10 cm que o A5 Coupé), o A5 Sportback está mais amplo: mais 17 mm em comprimento no habitáculo, ao passo que a largura cresceu 11 mm e o espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos traseiros ganhou 24 mm.

No interior, destaque para o Audi Virtual Cockpit, opcional, com ecrã de 12,3 polegadas. O MMI tem visor de 8,3 polegadas, touch pad e botão rotativo. Todos têm de série luzes diurnas, farolins e luz interior em LED, além de um ecrã MMI de 7 polegadas. 

É possível optar pelos faróis em LED ou LED matrix com “piscas” progressivos, sistema de carregamento de telefone wireless, sistema de som Bang & Olufsen, entre outros. Em termos de tecnologia, destaque para o assistente de condução eficiente, assistente de congestionamento de trânsito, etc.

Disponível com tração dianteira ou integral nas versões mais potentes, a gama de motores é, em tudo, idêntica à do Coupé. Nas opções a gasolina, a oferta arranca com o 2.0 TFSi disponível nas variantes de 190 cv e 320 Nm de binário e de 252cv e 370 Nm de binário.

No caso dos Diesel, está disponível o conhecido 2.0 TDi de 190cv e 400 Nm de binário, além do 3.0 TDi em dois níveis de potência, de 218 cv e 400 Nm e de 286 cv e 620 Nm.

Para o S5 fica reservado o 3.0 TFSI de 354 cv e de 500 Nm de binário. Promete uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos e atinge os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).