Aston Martin, Bentley, Bugatti, Lamborghini, McLaren, Ford, Mazda e Volvo. Só para citar as mais sonantes. Muitas foram as marcas que decidiram falhar o Salão Automóvel de Paris, considerado a segunda maior montra do ano, logo a seguir ao Salão de Genebra.

Mas não foram só marcas a primar pela ausência. Houve também alguns (muitos) modelos esperados que passaram ao lado do certame parisiense, talvez à espera de um momento mais oportuno, ou reservado.

O mais sonante será certamente o novo Série 5 (na imagem). Foram divulgados vários teasers pela BMW nos últimos tempos, mas a marca alemã preferiu adiar a estreia da nova geração do modelo.

Outro que era esperado era a atualização do Volkswagen Golf. Pela primeira vez nos últimos anos a Volkswagen ficou sem qualquer estreia em Paris. Falava-se ainda no Passat CC. Nada. As atenções ficam centradas no I.D., estudo de futuro modelo elétrico.

Quem também desiludiu foi a Mini. Esperava-se a segunda geração do SUV Countryman. As despesas do certame ficaram todas para a versão John Cooper Works do Clubman.

Era difícil, mas muitos acreditavam que a Opel podia mostrar o protótipo do Insignia em Paris. Ou até a versão OPC do Astra. Nem um, nem outro. Talvez em Genebra, em março de 2017. Mas não deixou de haver novidades. O elétrico Ampera-e e o Karl Rocks.

Os esboços até já foram mostrados, pelo menos há mais de um ano, mas o novo Seat Ibiza não fez parte da lista de novidades em Paris. Entretanto, a Seat já confirmou que fica para 2017.

Ao lado de Paris passou também o Stevio, nome não oficial do SUV da Alfa Romeo. O modelo será apresentado no Salão de Los Angeles, a 15 de novembro.

A Jaguar foi uma das marcas ausentes. Mas não deixou passar a data em branco. Como? Ao confirmar fora do certame o lançamento da XF Sportbrake, a carrinha da gama XF.

Também a Aston Martin abdicou de Paris, mas o DB11 não. O novo brinquedo de James Bond foi o escolhido para “adornar” o espaço da Bridgestone.

Mas o Salão de Paris tem muitas novidades, e para todos os gostos. Conheça-as AQUI.