logotipo tvi24

TDT: Emissão em sinal digital arrancou em 29 localidades

Por:
/ Lusa    |   2009-04-30 00:09

A Televisão Digital Terrestre (TDT) arranca ontem em 29 localidades do país, representando uma cobertura de 40% da população, anunciou ontem Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom (PT).

Simultaneamente, a TMN lançou placas móveis de banda larga que funcionam como antena para receber o sinal de TDT nos computadores, foi igualmente anunciado na apresentação do projecto da Televisão Digital Terrestre, que decorreu no Centro de Supervisão e Gestão de Redes da PT.

Zeinal Bava sublinhou o facto de a TDT começar a funcionar em 29 localidades, superando largamente as 10 ou 12 inicialmente previstas, e conseguindo uma cobertura de 40% da população.

O responsável adiantou ainda que a PT está a preparar tudo para que o «switch off» (substituição do sinal analógico pelo digital) possa ser feito em 2010, antecipando-se dois anos ao prazo imposto por Bruxelas, 01 de Janeiro de 2012.

As principais alterações que a TDT vai introduzir são mais canais gratuitos e serviços interactivos, além de som e imagem com qualidade superior à actual.

A emissão em sinal digital deverá abranger 80% do país até final do ano, segundo as garantias da PT, distribuidora do sinal.

Apesar de continuar a utilizar antenas, a TDT implica uma tecnologia digital mais avançada do que a actual (a analógica), permitindo uma utilização mais eficiente do espectro, o que significa que poderão ser emitidos vários canais em simultâneo numa mesma frequência, até agora reservada para um só canal, e com menores interferências, ou seja, com melhor som e imagem.

Além dos tradicionais canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), a TDT permite disponibilizar mais um canal nacional generalista, o quinto canal - ainda não atribuído - e entre 15 a 20 canais nacionais e 35 a 45 canais regionais, na sua versão por subscrição.

Além destes canais, a TDT disponibiliza ainda um canal em alta-definição (HD - High Definition) gratuito, cujos conteúdos serão partilhados pelos outros operadores.

A TDT permite ainda funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos de programação (EPG), serviços avançados de informação e outros serviços interactivos.

A recepção do sinal digital de televisão necessita de equipamento próprio, seja um televisor capaz de receber sinal digital, seja um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.

Apesar de o preço destas caixas descodificadoras não estar definido, o presidente da PT, Zeinal Bava, adiantou acreditar que, no futuro e com o mercado estabilizado, o preço dos descodificadores mais simples poderá rondar os 50 euros.

Partilhar
EM BAIXO: TDT
TDT

EM MANCHETE
Só não houve prova numa escola
Ministério da Educação sublinha que «não pode deixar de lamentar» os casos «em que se registaram problemas»
RioForte avança com pedido de falência no Luxemburgo
BES contrata Deutsche Bank como conselheiro