É precisamente daqui a um ano que o sinal analógico de televisão vai ser desligado. Mas nove em cada dez portugueses não sabem nada sobre o assunto.



A Autoridade das Comunicações (Anacom) anunciou esta terça-feira que o sinal analógico começa a ser desligado em Janeiro do próximo ano, sendo completamente substituído pelo sinal digital a 26 de Abril de 2012.

Segundo um estudo da Universidade Lusófona, hoje divulgado, apenas 7,8% dos inquiridos identificaram correctamente 2012 como o ano do desligamento do sinal analógico de TV terrestre.

A maioria dos participantes neste inquérito (85,4%) afirmou não saber quando tal vai acontecer, 6,1% indicou o ano de 2011 e 0,7% achava que ia ser ainda mais tarde, em 2013.

As preocupações dos inquiridos centram-se antes nos custos associados à TV digital, nota a Lusa. É o que está no centro dos receios de 60,6% das pessoas, seguindo-se as questões práticas associadas associadas à TV digital, como a cablagem a instalação do equipamento.

Sobre o interesse na TV digital, 8,6% dos inquiridos indicaram não ter interesse ou ter pouco interesse na nova tecnologia, 26,7% mostraram-se moderadamente interessados, enquanto 58,5% manifestaram ter interesse ou muito interesse na TV digital.

A data prevista para o desligamento total do sinal analógico é a 26 de Abril de 2012, na sequência da primeira e segunda fases do chamado switchover, que decorrem respectivamente a 7 de Janeiro e a 22 de Março de 2012.