Pedro Proença esteve na Web Summit e abriu a manhã desportiva a falar da tecnologia que a Liga de Clubes tem implementado em Portugal: o E-Liga.

Este sistema informático que liga clubes, árbitros, observadores e adeptos tem sido um sucesso, diz o Presidente da Liga.

«É um trabalho de centenas de pessoas, de milhares de horas, de parceiros e clubes, que acreditaram que era possível. Hoje apresentamos aqui no Web Summit e se repararem não há mais nenhuma liga presente. É um orgulho. Estamos a implementar e muito satisfeitos.»

Em conversa com os jornalistas após a apresentação, Pedro Proença explicou que não há problemas orçamentais com esta tecnologia: «Em seis meses temos todo o investimento recuperado. É uma plataforma muito leve.»

E será possível a FIFA aproveitar esta tecnologia? «Quero imaginar e é expectável que isso aconteça», afirmou.

Outra tecnologia falada foi a do vídeo-árbitro e, embora Proença não quisesse tocar no assunto, voltou a elogiar o sistema: «A introdução do VAR tem de ser elogiada por todos, porque somos uma das 5 Ligas que temos este meio tecnológico. Temos de falar pelo lado positivo. Se não tivessemos VAR que discussões teríamos? Sabíamos que teríamos de passar por esta fase de implementação. Temos de dar tempo e é fundamental que o tempo seja dado.»