A Nissan conquistou o prémio de Excelência no âmbito de Soluções Climáticas pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de tecnologias de veículos elétricos e de soluções de serviços de energia.

O galardão integra os prémios "FT/IFC Transformational Business Awards" atribuído pela Financial Times e pela International Finance Corp., um membro do World Bank Group. A Nissan foi especificamente reconhecida pelos seus sistemas de ligação de veículo à rede (v2G) e segunda vida de baterias.

Os prémios centram-se em soluções inovadoras e comercialmente viáveis para desafios de desenvolvimento globais. Os vencedores anteriores incluem o Cross-Boundary Energy Fund, no Quénia, Ruanda e Gana, que melhorou a eficiência de ativos solares; e a Piramal Foundation, na Índia, que utiliza tecnologia para dar acesso a água segura a aldeias rurais.

O sistema V2G da Nissan permite que a energia dos automóveis elétricos da marca seja devolvida à rede elétrica. Esta tecnologia consegue tornar a rede mais estável e sustentável e podem também ajudar os clientes da Nissan a gerirem a sua própria energia.

Os sistemas de armazenamento de energia de segunda vida utilizam baterias retiradas do  Nissan Leaf e da e-NV200, o automóvel comercial 100% elétrico da Nissan. As baterias são transformadas em unidades de armazenamento de energia para residências e outros edifícios.

O trabalho da empresa no desenvolvimento de automóveis elétricos e de tecnologias de serviços energéticos faz parte da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da companhia para transformar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade.

“Este reconhecimento valida os esforços continuados da Nissan de integrar a tecnologia de veículos elétricos na sociedade”, afirmou o Vice-presidente Executivo da Nissan, Daniele Schillaci. “Desde o lançamento do primeiro veículo elétrico para comercialização em massa, o Nissan LEAF, ao desenvolvimento da tecnologia de ligação de veículo à rede, iremos continuar a liderar o caminho para um futuro de emissões zero, através da Mobilidade Inteligente da Nissan”.

Recorde-se que a Nissan lançou recentemente para os seus clientes no Reino Unido a Energia Solar Nissan (Nissan Energy Solar). O sistema destina-se a residências e inclui painéis solares, baterias para armazenamento de energia e um sistema de gestão dos fluxos de energia.

VEJA TAMBÉM: