O site alemão kfzteile24 fez um estudo para descobrir as melhores (e as piores) cidades para conduzir, num ranking de 100, com o objetivo de contribuir para o debate sobre a mobilidade moderna e encorajar as cidades a partilhar experiências no que à dinâmica urbana e à legislação diz respeito.

O estudo teve em conta vários factores: nível de congestionamento, alternativas nos transportes públicos, custo médio de estacionamento, preço de combustíveis (gasolina e gasóleo), velocidades médias, níveis de poluição do ar, acidentes, qualidade das estradas e a irritabilidade dos condutores. Os atrasos e congestionamentos devido a obras não foram tidos em conta nesta análise.

Düsseldorf é a melhor cidade para se conduzir, num top 100 em que há três cidades alemãs nas 10 primeiras posições. No fundo da tabela está Kolkata, na Índia. Lisboa é a única cidade portuguesa neste ranking e surge em 58.º lugar.

A nível de congestionamento, a capital portuguesa surge em 63.º lugar; em termos de combustíveis, Lisboa tem dos preços mais altos: 91.º lugar na gasolina e 79.º no gasóleo. No que a alternativas de transportes públicos diz respeito, Lisboa aparece na 62.ª posição.

Quanto à poluição do ar, a capital está em 90.º lugar; no capítulo dos acidentes, Lisboa fica em 41.º; e tem das piores estradas das cidades analisadas: 89.º lugar.

O panorama começa a melhorar quando olhamos para a distância entre o aeroporto e o centro da cidade: Lisboa partilha o primeiro lugar com Mumbai, na Índia. No custo do preço do estacionamento: a capital consegue classificar-se em 28.º lugar; e na irritabilidade, os automobilistas em Lisboa conseguem classificar-se em 35.º lugar.

"O carro é um importante acessório da vida moderna e o meio que muitos utilizam para ir do ponto A ao ponto B. No entanto, o fraco planeamento urbano e a falta de educação cívica podem tornar a condução numa das experiências mais stressantes do dia-a-dia", comentou Thomas Kloubert, presidente-executivo do kfzteile24.

"Esperamos que este estudo possa servir de ponto de partida para que as cidades nos lugares mais baixos invistam em estradas mais seguras, limpas e eficientes e que avaliem como os métodos adotados pelas melhores cidades podem ser adotados nas suas próprias cidades".

Veja aqui a tabela completa

Posição Cidade País
1 Düsseldorf Alemanha
2 Dubai Emirados Árabes Unidos
3 Zurique Suíça
4 Tóquio Japão
5 Basileia Suíça
6 Singapura Singapura
7 Dortmund Alemanha
8 Viena Áustria
9 Munique Alemanha
10 Calgary Canadá
18 Amesterdão Países Baixos
21 Madrid Espanha
26 Estocolmo Suécia
31 Berlim Alemanha
37 Oslo Noruega
46 Londres Reino Unido
51 Paris França
58 Lisboa Portugal
63 Copenhaga Dinamarca
69 Dublin Irlanda
72 Bruxelas Bélgica
73 Atenas Grécia
79 Roma Itália
81 Sófia Bulgária
83 Varsóvia Polónia
84 Moscovo Rússia
88 Bucareste Roménia
100 Kolkata Índia