Um casal sorridente, descontraído, a comer à mesa ou a trocar carinhos. Estes são Yanis Varoufakis e Danae Stratou, na sua casa em Atenas.
 
O tweet de Yannis Koutsomitis, um analista grego radicado em Londres, que intitula as imagens como «Socialismo com vinho branco sob a Acrópole», iniciou a discussão sobre a produção fotográfica para a revista francesa «Paris Match».

As imagens fazem parte de uma entrevista na qual o ministro das Finanças grego foi questionado pelo facto de se ter tornado uma «estrela», algo que Varoufakis não gosta.
 

«Eu desprezo o sistema do estrelato. É sempre o corolário de um défice democrático e de um défice de valores. Eu fazer parte dele é, para mim, uma grande preocupação e um descontentamento. O lado bom é que estou protegido pela quantidade de trabalho que tenho (…) Não vou lutar contra o sistema do estrelato porque estaria a alimentá-lo. Posso apenas privá-lo de oxigénio».  


Ao ver que as imagens estavam a ser divulgadas no Twitter com um tom crítico, a revista respondeu ao analista, perguntando se não estaria interessado na entrevista propriamente dita.


Nas redes sociais, há muitas críticas ao estilo de vida do ministro das Finanças grego, sobretudo por considerarem que não é apropriado mostrá-lo numa altura em que o país luta contra uma crise humanitária.


No entanto, também há quem defenda Yanis Varoufakis e até enumere os preços de alguns elementos presentes nas imagens para alegar que não está em casa nenhum luxo. Ou que, mesmo que estivesse, o ministro também teria direito.
 
Claro que há, também, quem já brinque com o assunto.