Os estabelecimentos escolares da vila de Montalegre, Vila Real, não abrem esta terça-feira devido à queda de neve e à paragem dos transportes escolares, disse à agência Lusa o vice-presidente do município, David Teixeira.

As escolas afetadas são o Centro Escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, afetando cerca de 300 alunos.

David Teixeira, responsável pela Proteção Civil de Montalegre, referiu que caiu neve durante a noite na zona mais alta do concelho e com mais intensidade a partir das 07:00.

No terreno estão já os meios da Proteção Civil a efetuarem as operações de limpeza das estradas.

O concelho dispõe de cerca de uma dezena de veículos, dos bombeiros, câmara e de particulares preparados para limpar a neve das estradas e também, se necessário, espalhar sal.

O município contratualiza com particulares a utilização de tratores, também com equipamento adaptado, que vão para as estradas ajudar nas operações de limpeza.

Este é o segundo nevão deste inverno em Montalegre. Na sexta-feira, todas as escolas do concelho estiveram fechadas também devido à queda de neve.

Apesar dos constrangimentos, o manto branco tornou-se também numa atração turística que atrai vários visitantes a Montalegre.