O secretário de Estado norte-americano John Kerry encontra-se este domingo, em Paris, com o homólogo russo para falarem sobre a crise na Ucrânia, foi hoje anunciado na Irlanda por fonte oficial norte-americana.

John Kerry partiu esta manhã da Arábia Saudita, com destino a Washington, com escala técnica na Irlanda, mas decidiu à última hora ir a Paris falar com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, embora o encontro ainda não estivesse agendado.

Entretanto, o porta-voz do departamento de Estado disse aos jornalistas, em Shannon, na Irlanda, que o encontro entre Kerry e o ministro Serguei Lavrov se realiza no domingo à noite.

Por outro lado, os tártaros da Crimeia, que representam 12% da população desta península, decidiram hoje criar uma região autónoma, dentro desta República que desde a semana passada passou a integrar a Federação Russa.

A «Kurultái» (Assembleia Popular) desta minoria muçulmana, aprovou uma resolução para «a realização da autodeterminação do povo tártaro no seu território histórico: a Crimeia».

No documento, segundo noticia a agência Efe, é anunciado «o começo do processo político e legislativo para a criação de uma autonomia nacional e territorial» dos tártaros da Crimeia.