O Presidente dos Estados Unidos concedeu, na quarta-feira, um indulto muito especial. Um peru de nome «Popcorn» (Pipocas) foi agraciado com o perdão, livrando-se de ir parar à mesa de uma família no dia de Ação de Graças. O «Thanksgiving», que se celebra esta quinta-feira, é o principal feriado para as famílias norte-americanas.

Na véspera do Dia de Ação de Graças, Barack Obama, acompanhado das filhas Sasha e Malia, concedeu o tradicional perdão presidencial ao «Popcorn» durante uma cerimónia realizada na Casa Branca, em Washington.

Para se saber qual era o peru que iria receber o perdão presidencial de Barack Obama, a Casa Branca lançou, no site oficial, uma votação online para os norte-americanos escolherem entre 18 perus. O «Popcorn» e o «Caramel» (Caramelo) foram os finalistas. Ganhou o primeiro mas, de acordo com o «The Washington Post», o peru «derrotado» também foi poupado pelo Presidente.

«Esta vitória prova que até um peru com um nome divertido pode chegar à política», afirmou Barack Obama na quarta-feira.

Num curto discurso aos presentes na cerimónia, Barack Obama, ladeado pelas duas filhas, disse algumas piadas e divertiu a plateia com a boa disposição.

«Feliz Dia de Ação de Graças para todos. A presidência dos Estados Unidos, o cargo mais poderoso do mundo, traz com ele grandes responsabilidades e muitas decisões difíceis de tomar, mas esta não é uma delas», começou Obama, que arrancou uma gargalhada aos presentes. «Mas o perdão presidencial é uma grande tradição e as minhas filhas adoram-na», realçou o Presidente, apontando para Sasha e Malia.