O rápido avanço de um incêndio em Verín, na província de Ourense, em Espanha, obrigou ao corte da A52, conhecida como autoestrada das Rias Baixas. Um vídeo, partilhado no Twitter, mostra o momento assustador em que as chamas chegaram à estrada.

As imagens foram publicadas pelo grupo musical espanhol Amparanoia, que se deslocava para um concerto, pela A52, quando as chamas chegaram ao asfalto. Os músicos acabaram por ter que voltar para trás, para fugir do fogo que se estava a aproximar.

A 80 quilómetros de Ourense deparámo-nos com este desastre na natureza. A banda Amparanoia está toda bem. Ânimo, Galiza!”, escreveu o grupo, na rede social.

 

No vídeo, é possível ouvir gritos de angústia dos elementos da banda, que estavam dentro do carro. Os artistas pediam ao condutor que parasse o automóvel, numa altura em que já estavam cercados pelas chamas.

O Ministério do Meio Ambiente Rural espanhol lançou um alerta de nível dois, como medida preventiva, devido ao incêndio florestal que permanece ativo, na freguesia de Val, em Verín. As chamas estão a afetar mais de 400 hectares e uma grande extensão de pinheiros.

O incêndio deflagrou na quinta-feira, por volta das 16:30 e complicou-se durante a noite. Segundo o El Páis,  ainda lavra e está próximo de habitações e de várias estradas principais.