Hugo Chávez avisou o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para não se meter com a Venezuela. O chefe de Estado venezuelano reagiu assim a um relatório da administração norte-americana, que acusa o governo de Caracas de falta de cooperação na luta contra o tráfico de droga. Hugo Chávez chegou mesmo a comparar Barack Obama ao ex-Presidente dos EUA, George W. Bush.

Veja aqui o vídeo

«Até agora quase não falei do Senhor Obama. Agora pergunto: será que há um novo Governo nos Estados Unidos? Sim ou quem continua a mandar é Bush? Que [Obama] não siga o mesmo caminho torpe e estúpido do anterior Governo dos Estados Unidos. Demonstre um pouquinho de inteligência, Presidente Obama e a sua Secretária de Estado [Hillary Clinton]. Não sigam o caminho da estupidez», afirmou Chávez.

O Presidente da Venezuela falava durante uma sessão especial no Parlamento, em que participava na qualidade de convidado. Nessa mesma ocasião, Hugo Chávez ameaçou nacionalizar todas empresas de arroz da Venezuela.

O Presidente Chávez ordenou a ocupação militar das fábricas que estejam a desafiar a política de Caracas. Chávez justificou a medida com o facto dessas empresas produzirem e embalarem um tipo de arroz mais caro, em vez de se submeterem ao congelamento dos preços.