Com o fim das aulas, as cidades universitárias ficam mais calmas e vazias, mas não perdem a sua beleza. Por esta razão, um portal de alojamento para estudantes, o Uniplaces, fez uma lista com as oito melhores cidades universitárias, na Europa, a visitar durante as férias de verão. A representar Portugal está Coimbra, na segunda posição.

A cidade portuguesa foi distinguida pela sua história, sendo uma das capitais do conhecimento na Europa e tendo uma das universidades mais antigas do mundo, património mundial da humanidade. Para além disto, é também destacada a beleza do edifício universitário, da biblioteca Joanina e da catedral que ladeia a universidade, assim como o jardim botânico.

Salamanca, em Espanha, foi eleita a melhor cidade a visitar. O site distinguiu o local pelo vasto património histórico e pela vida noturna.

Ainda no pódio surge a cidade de Pádua, em Itália, que tem a segunda universidade mais antiga do mundo e é conhecida pela cerveja produzida na região.

No quarto lugar está Nottingham, no Reino Unido, seguido de Lovaina, na Bélgica, onde foi construída a primeira universidade católica no mundo.

Bamberg, na Alemanha, também património da Unesco, está também em destaque na lista, assim como a Maastrich, nos Países Baixos, um dos destinos mais populares para os amantes de culinária.

Em último lugar está a cidade de Rennes, em França, que tem mais de 90 edifícios históricos para visitar.