Um sismo de magnitude 8.2 na escala de Richter atingiu hoje as Ilhas Salomão às 20:14 (GMT), segundo o Centro de Sismologia Euro-Mediterrâneo (EMSC).

O serviço geológico dos Estados Unidos anunciou uma magnitude de 7.6.

As autoridades norte-americanas emitiram um alerta de tsunami para aquela região do Pacífico, através do Centro de Aviso de Tsunamis da Costa Oeste e Alasca (NOAA).

O alerta de tsunami foi emitido para as ilhas Salomão, Papua-Nova Guiné, Nova Caledônia e áreas adjacentes.

O terramoto ocorreu 100 quilómetros ao sul de Kira Kira, nas ilhas Salomão, a 10 quilómetros de profundidade.

A capital das Ilhas Salomão, que tem uma população aproximada de 56 mil habitantes, dista 328 quilómetros do sismo, segundo o centro de sismologia.

O EMSC alertou ainda para a proximidade de cidades como Brisbane (a 2.039 Km), a terceira maior cidade australiana, com quase dois milhões de habitantes, e Porto Moresby, a capital e maior cidade da Papua Nova Guiné (a 1.659 Km), com mais de 280 mil habitantes.

De acordo com a avaliação do NOAA, os terramotos desta magnitude são conhecidos por gerar tsunamis e são potencialmente perigosos para as costas ao largo do epicentro.

O Centro de Alerta Nacional dos EUA continua a analisar a possibilidade de tsunami e o seu nível de perigosidade, e alerta que, a acontecer, é potencialmente destrutivo.