Um postal escrito há 44 anos por um estudante da antiga República Democrática da Alemanha chegou finalmente ao destino, depois de ter sido descoberto pelo autor entre os documentos que a Stasi, a polícia secreta, colecionava sobre ele.

Em 1970, Günter Zettl tinha apenas 18 anos e era um simples estudante que gostava de ouvir, clandestinamente claro está, as emissões da rádio regional do Sarre «Europawelle Sarre».

Um dia, o jovem estudante decidiu participar num concurso promovido pelo programa «Hallo Twen» para adivinhar o título de uma música do grupo «The Creation», a sua banda favorita. Mas quando o nome do vencedor foi divulgado, Günter percebeu que não tinha sido o feliz contemplado.

O que Günter não sabia era que anos mais tarde, iria consultar o seu processo no arquivo da antiga polícia política da RDA e encontrar o famoso postal.

«Nunca pensei que o Ministério da Segurança Nacional se tivesse interessado por algo tão banal», contou o alemão ao jornal espanhol El Mundo.

«Não era um resistente, nem tão pouco um valente», realça Günter enquanto recorda a tarde em que um agente da Stasi lhe propôs tornar-se um informador e passar informação sobre os jovens da sua idade que ouviam rádios ocidentais.

Após esta insólita descoberta, Günter decidiu colocá-lo novamente num marco do correio e o postal chegou, 44 anos depois, ao destino. A rádio vai agora entregar a Günter o tão merecido prémio.