Angela Merkel recebeu um telefonema de um dos concorrentes que estava a participar numa versão alemã do concurso televisivo «Quem quer ser milionário» (Wer wird Millionär), versão especial onde os concorrentes são celebridades.

O concorrente, convidado pelo canal de televisão RTL, é o político e colega do partido União Democrata Cristã (CDU) da chanceler alemã. Trata-se de Wolfgang Bosbach que sem saber a resposta a uma das perguntas sobre uma máquina de lavar roupa, a WM66, que fez muito sucesso pela sua versatilidade na Alemanha do Leste, decidiu telefonar a Angela Merkel.

A questão «Porque é que as máquinas de lavar WM66 são tão lendárias?» tinha como hipóteses: a) Pode gerar eletricidade através de calor, b) Pode ser utilizada para ferver alimentos, c) aspirar ou d) ouvir rádio da Alemanha do Leste.

Wolfgang Bosbach pediu a uma assistente para lhe trazer o telemóvel, usando uma das «ajudas» e ligou a Angela Merkel, que nasceu na Alemanha do Leste.

A chanceler não atendeu e a chamada foi parar ao atendedor automático. Bosbach tinha ainda duas outras tentativas e acabou por conseguir falar com outro amigo, também político e natural da Alemanha de Leste.

Conseguiu acertar na resposta e ganhou 125 mil euros, que vão ser entregues a instituições sociais.

Horas depois, a chanceler alemã mandou uma mensagem escrita ao concorrente «Não podia atender. O que é que se passa?».

No entanto, a dúvida continua. Será que Angela Merkel sabia a resposta?

A resposta correta era, «ferver alimentos», dado que a máquina aquecia a água da lavagem a 100 graus.