O polémico presidente da Câmara Municipal de Toronto, Rob Ford, foi hoje internado num hospital da cidade com um diagnóstico de tumor.

Segundo um comunicado do Humber Hospital, «o Mayor Rob Ford foi hoje internado após dores abdominais persistentes, que duram há três meses pelo menos, e tornaram-se piores nas últimas 24 horas».

A mesma nota confirma ainda que nos exames efetuados foi-lhe «diagnosticado um tumor.»

Rob Ford foi internado para que se possa «fazer uma investigação mais aprofundada para determinar um diagnóstico definitivo», conclui o comunicado.

Ainda esta noite, o irmão de Rob, Doug Ford, chefe de campanha da recandidatura à Câmara, e o médico Rueben Devlin, vão atualizar do estado de saúde do autarca.

Os habitantes de Toronto, a quarta maior cidade da América do Norte, capital financeira do Canadá, vão a votos no dia 27 de outubro para escolher o novo elenco camarário.

Em novembro passado foi retirado a Ford uma grande parte dos poderes de presidente da autarquia na sequência de diversos escândalos relacionados com o consumo de álcool e de crack.

Além de Rob Ford, aparecem como principais candidatos à liderança da câmara a antiga deputada federal do NDP Olivia Chow e o ex-líder do partido conservador do Ontário John Tory.