O partido conservador de Angela Merkel foi o vencedor das Eleições Europeias deste domingo, na Alemanha, mas perdeu terreno em relação às últimas eleições. A votação confirmou a ascensão do eurocético AfD, com 7 por cento dos votos. E também a eleição de um deputado do partido de extrema-direita NPD para o Parlamento Europeu.

Europeias: resultados na Alemanha

A CDU de Merkel teve 35.3 por cento dos votos, abaixo dos 41.5 por cento do ano passado. Os sociais-democratas (SPD), que na Alemanha fazem coligação com Angela Merkel no poder, conseguiram 27,3% dos votos. 

Eleições Europeias AO MINUTO

O recente partido eurocético, criado no início de 2013, intitulado «Alternativa para a Alemanha» (AfD) atingiu 7% dos votos. Em setembro do ano passado, nas eleições legislativas alemãs, falharam por pouco um lugar no Parlamento Alemão, com um resultado de 4,7% dos votos.

O Partido de Extrema-Direita (NPD) foi um de seis pequenos partidos a conseguir 1% dos votos, conseguindo assim entrar no Parlamento Europeu, depois da Alemanha ter eliminado uma regra que previa um mínimo de três por cento.

Os alemães elegem 96 deputados: este é o país com o maior número de representantes no Parlamento Europeu.

(Atualizado; artigo original 18h12)