Por: Redacção / VG | 9- 2- 2010 10: 32
De acordo com um estudo realizado na Universidade da Califórnia, o consumo moderado de cerveja pode ajudar a fortalecer
os ossos, informa a BBC. O silício, componente da cerveja, contribui para o crescimento e desenvolvimento ósseo.
O
silício encontra-se no grão de cevada utilizado para a fabricação do malte da cerveja, deste modo, o consumo da bebida
ajuda ao combate da osteoporose, uma doença que causa a deterioração da densidade dos ossos.
No entanto, os
resultados destas pesquisas foram recebidos de forma reticente por outros cientistas. Claire Bowring, da Sociedade Nacional
de Osteoporose da Grã-Bretanha, afirmou que não recomenda o aumento de consumo de álcool.
«Enquanto pequenas
quantidades de álcool parecem trazer benefícios para a densidade óssea, já se demonstrou que o consumo em quantidades maiores
enfraquece os ossos e aumenta o risco de fractura», declarou, acrescentando que não podem ser ignoradas muitas outras
preocupações de saúde relacionadas com o álcool.
A nutricionista Catherine Collins explicou que os benefícios do
silício para o desenvolvimento ósseo são menos relevantes do que os associados ao consumo de cálcio e vitamina D.
Programação - Semana de 12 de Fevereiro a 18 de Fevereiro
SOS - Serviço de AlertaA perspectiva dos profissionais que respondem a situações de emergência, em Portugal.
Terreiro do PaçoO jornalista Henrique Garcia convida Alexandre Quintanilha e Hernâni Santos.
Take Off - Ordem para DescolarO fantástico mundo da aviação. Para o baptismo de voo, convidámos Mafalda Teixeira.