A Google revelou o novo tablet no valor de mil dólares (cerca de 700 euros). O novo tablet, de nome projecto Tango, oferece sensores de profundidade e movimento 3D para aparelhos móveis captarem ambientes em movimento.

O projecto Tango tem sete polegadas, 4GB de memória RAM e 128 GB de memória armazenamento. O tablet vem equipado com várias câmaras, uma delas oferece capacidade de filmar em movimento assim como um sensor de profundidade. O sistema operativo é o Android 4.4 KIT KAT, que se caracteriza por ter uma memória optimizada e um touchscreen melhorado, para que tenha melhor e uma mais rápida capacidade de resposta.

A criação foi feita em parceria com a Nvidia.

A equipa criadora do projecto Tango espera revelar o novo tablet na conferência anual de tecnologia Google I/O , no final deste mês.

O tablet não se destina a consumidores comuns e os interessados no Projecto Tango podem inscrever-se no site do projecto e pedir para serem avisados quando o protótipo estiver disponível. Se a inscrição for aceite, o interessado receberá uma notificação.

O Grupo de Tecnologias e Projectos Avançados da Google (GTPA) não revelou quantos tablets serão produzidos. Mas estima-se que cerca de quatro mil protótipos do tablet com «capacidade de visão avançadas» sejam disponibilizados no mercado, no fim de junho.

O GTPA revelou que pretende lançar um smartphone com a tecnologia de sensores 3D para smartphones, em Fevereiro.