O secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatari, agradeceu este domingo a "grande responsabilidade" que o eleitorado timorense depositou no seu partido, o mais votado nas legislativas, comprometendo-se a dialogar com Xanana Gusmão e com quem queira apoiar o desenvolvimento do país.

A Fretilin lidera a contagem em Timor-Leste com 30,61%, à frente do CNRT com 27,74% quando estão contados mais de 81% dos votos nas legislativas de sábado, de acordo com dados parciais provisórios do Secretariado Técnico de Assistência Eleitoral.

Ainda assim, e quando faltam contar cerca de dois terços dos votos em Díli - o maior município em termos de eleitores - o CNRT lidera na capital destacado, pelo que o resultado final pode ainda dar uma reviravolta.

Tudo parece indicar que o próximo Parlamento Nacional será mais plural do que o atual (que tem quatro partidos) com pelo cinco forças políticas representadas: Fretilin, CNRT, PD, PLP e Khunto.Alkatiri promete diálogo com Xanana, abre braços a restantes líderes