Um polícia de McKinney, no Texas, foi suspenso depois de apontar uma arma a adolescentes desarmados que participavam numa festa. O momento foi gravado e está a gerar polémica, porque o agente é branco e os jovens em causa são negros.

O incidente aconteceu na sexta-feira, a cerca de 50 quilómetros a norte de Dallas, depois das autoridades terem sido chamadas por causa de distúrbios numa festa de piscina.

Nas imagens, o polícia ordena a alguns adolescentes para se deitarem no solo, ao mesmo tempo que é dada ordem de dispersão a outros.

Depois, o agente, identificado como Eric Casebolt, agarra numa jovem de 14 anos, que veste apenas um bikini. Quando dois rapazes se aproximam, Casebolt retira a arma. Depois dos jovens se afastarem, o polícia volta a agarrar a rapariga e comprime-lhe a cabeça contra o solo, ajoelhando-se em cima dela.

Posteriormente, outros dois agentes chegam ao local com um homem negro algemado e a jovem é algemada também.

O vídeo foi filmado por um jovem de 15 anos, que explicou ao site BuzzFeed que os adolescentes celebravam o fim do ano escolar.

"Penso que uma série de pais brancos estavam chateados porque uma série de miúdos negros, que não vivem no bairro, estavam na piscina", disse Brandon Brooks.

As autoridades disseram que o homem detido se trata de um adulto, acusado de interferir com a atuação dos agentes.

O chefe da polícia de McKinney já prometeu que o caso vai ser investigado.