A polícia britânica de combate ao terrorismo divulgou um vídeo que explica o que se deve fazer no caso de um atentado. O vídeo é destinado a todos os britânicos - e não só - que se preparam para irem de férias, dentro ou fora do país.

Depois do ataque a um resort, na região de Sousse, na Tunísia, em 2015, que resultou na morte de 30 britânicos, a polícia mostra, agora, o comportamento a adotar perante um atentado terrorista, nomeadamente em hotéis.

Com a mensagem “Correr, Esconder, Contar”, o vídeo explica que o melhor que as pessoas devem fazer, nestes casos, é correrem ou esconderem-se. A polícia britânica aconselha que se abandone o local que está a ser atacado mas, se não puderem ou não conseguirem correr, devem tentar esconder-se atrás de obstáculos, que possam travar balas e manter sempre em vista hipóteses de saída.

O vídeo foi lançado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, em conjunto com a Associação dos Agentes de Viagens Britânicos.

Embora não haja informações específicas de que os turistas britânicos serão alvos neste verão, o vídeo mostra alguns passos simples, que todos podemos fazer para minimizar o impacto de um possível ataque”, explica Tariq Ahmad, ministro da segurança e contraterrorismo para a Commonwealth, em comunicado.