A estação de televisão norte-americana Fox News está a ser ridicularizada, depois de um especialista em terrorismo ter dito que a cidade inglesa de Birmingham é «totalmente muçulmana».

«Na Grã-Bretanha, há cidades como Birmingham, que são totalmente muçulmanas, onde os não-muçulmanos simplesmente não entram», afirmou Steve Emerson ao canal norte-americano.


Mas o autoproclamado «especialista em terrorismo reconhecido internacionalmente», não parou por aí.

Sem dar exemplos, Steve Emerson acrescentou que «há partes da cidade de Londres, onde a polícia religiosa muçulmana agride e fere com gravidade qualquer pessoa que não se vista de acordo com o traje muçulmano religioso».

O especialista descreveu ainda Birmingham como uma de uma série de cidades europeias «onde os tribunais da sharia foram criados, onde a densidade populacional muçulmana é muito intensa, onde a polícia não entra, e que é quase um país separado, um país dentro de um país», acrescentando que o Governo britânico «não exerce aí qualquer soberania».

 
Steve Emerson é comentador habitual da Fox News e estava a participar num debate televisivo sobre supostas áreas na Europa controladas por muçulmanos.
 
Perante as afirmações do convidado, a moderadora do debate Jeanine Pirro respondeu: «Sabe o que é que isso me parece, Steve? Parece um califado dentro de um determinado país».
 
De acordo com o jornal britânico «The Independent», as afirmações do autoproclamado especialista provocaram uma onda de zombaria nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #foxnewsfacts tornou-se viral, com os cibernautas a fazerem piadas sobre Birmingham e sobre a Fox News. As anedóticas observações de Steve Emerson levaram políticos britânicos, jornalistas, romancistas, entre outros, a tomarem parte no escárnio geral de que a Fox News se tornou alvo no Twitter.

 
   
   
   

Steve Emerson pede desculpa

O perito Steve Emerson entretanto pediu desculpas, mas não explicou bem a razão de ser das observações que fez sobre Birmingham.

«Eu cometi claramente um erro terrível pelo qual estou profundamente arrependido. Os meus comentários sobre Birmingham estavam totalmente errados. E eu emiti um pedido de desculpas e vou publicar imediatamente uma correção no meu site por ter feito este comentário sobre a bela cidade de Birmingham», afirmou Steve Emerson à ITV News.

«Não tenciono justificar ou atenuar o meu erro, afirmando que me basei noutras fontes, porque eu deveria ter sido muito mais cuidadoso. Não há desculpa para o meu erro e devo um pedido de desculpas a todos os residentes de Birmingham», acrescentou.

«Não vou inventar nenhuma desculpa. Eu cometi um erro imperdoável. E sou obrigado a reconhecer abertamente esse erro», assumiu o especialista.


Steve Emerson disse ainda que planeia fazer uma doação a «uma instituição de caridade de Birmingham chamada Birmingham Children’s Hospital».