Cinco pessoas foram detidas no Reino Unido entre a noite de quinta-feira e o dia de hoje numa operação anti-terrorista. Uma das detenções aconteceu no aeroporto de Gatwick e as restantes quatro no aeroporto de Birmingham.

Os detidos, quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 26 e os 59 anos, são suspeitos de planear ataques terroristas. As cinco pessoas ficaram sob custódia policial.

Quatro foram detidas na última noite e um homem de 26 anos na manhã desta sexta-feira.

As detenções resultam de uma investigação conjunta entre a polícia local e as autoridades da Bélgica e da França. As operações ainda estão a decorrer.

De acordo com o jornal britânico The Independent, as autoridades garantem que o público nunca esteve em perigo.

Reino Unido elimina diariamente quase 300 conteúdos extremistas da internet

A polícia britânica eliminou 26.479 artigos, textos ou vídeo de conteúdo extremista publicados na internet nos primeiros três meses do ano, o que dá 291 por dia, indicou hoje, ao apresentar os últimos dados oficiais.

A polícia metropolitana de Londres (MET, também conhecida como Scotland Yard) explicou que os 'sites' com conteúdos extremistas aumentaram desde que surgiu o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), o que implicou a retirada de 55.556 peças em 2015.

Em 2012, a polícia retirou 2.000.