Os residentes de um lar de idosos, em Dickinson, no estado do Texas, nos Estados Unidos, foram resgatados da instituição, no domingo, depois de terem esperado por ajuda quase submersos. O Texas tem sido afetado por chuvas torrenciais, provocadas pela passagem do furacão Harvey.

Uma fotografia, que se tornou viral nas redes sociais, mostra os idosos, residentes no lar “La Bella Vita”, sentados em sofás e cadeiras de rodas, com água pela cintura, numa sala inundada.

De acordo com a CNN, a foto foi tirada pela proprietária do lar, Trudy Lampson, que enviou a imagem à filha, Kim McIntosh.

A minha mãe enviou a foto para mim às nove da manhã. Disse-me que era um desastre. Os idosos estavam à espera de helicópteros e da Guarda Nacional. A maioria destas pessoas está em cadeiras de rodas ou a receber oxigénio”.

A proprietária do lar já tinha pedido ajuda pelo número de emergência nos Estados Unidos, mas o socorro ainda não tinha chegado. De imediato, os familiares partilharam a fotografia nas redes sociais e pediram ajuda para resgatar os idosos.

(As autoridades) disseram que não podiam ir ajudar, porque não conseguiam alcançá-los. Eles foram postos numa lista e foi só isso. Foi quando decidimos ir em frente e publicar as fotos no Twitter, porque tínhamos medo que a minha mãe não conseguisse obter ajuda”, explicou Kim McIntosh à CNN.

A corrente que se gerou a partir daí permitiu que a situação chegasse às autoridades que efetuaram o resgate. A Guarda Nacional chegou em camiões e conseguiu resgatar os idosos.

Os serviços de emergência locais confirmaram que todos os residentes do lar tinham sido resgatados, no domingo à tarde.

Eles tinham água até à cintura”, afirmou Ken Clark, comissário em Galveston, também de acordo com a CNN.

Já foram resgatadas 2.000 pessoas em Houston

A tempestade Harvey está a causar inundações catastróficas no estado do Texas, que já fizeram pelo menos oito mortos. A cidade de Houston é mais afetada.

O chefe da polícia local indicou, de acordo com a agência de notícias AP, que já foram resgatadas 2.000 pessoas. Há ainda 185 pedidos críticos de resgate pendentes. O objetivo das autoridades é resgatar essas pessoas até ao final desta segunda-feira.

Os bombeiros de Houston já receberam mais de 5.500 pedidos de ajuda desde que o furacão Harvey chegou.

O chefe dos bombeiros, Samuel Pena, disse, esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, que estão a chegar reforços de todo o estado do Texas, para ajudar nas operações de resgate em Houston.

Cerca de 5.500 pessoas mudaram-se para abrigos espalhados pela cidade.

 O governador do Texas, Gregg Abbott, mobilizou toda a Guarda Nacional do estado para as operações de busca e resgate. Estão agora cerca de 12.000 guardas no terreno.

É imperativo fazer todo o possível para proteger as pessoas”, disse o governador, de acordo com a AP.